Objetivos do Blog

Este Blog tem como um de seus objetivos divulgar videos e ações relativas ao meio ambiente.
A maioria das publicações não são de nossa autoria apenas juntamos neste blog publicações de terceiros.
Não temos intenção de nos passar por autores de tais conteúdos, caso seu conteúdo esteja neste blog e você não concordar com o mesmo deixe um comentário solicitando a exclusão que faremos com a maior brevidade possível a mesma.

Páginas

http://picasion.com/

domingo, 10 de julho de 2016

Sem licença, sem usinas

PCH Linha Jacinto, na divisa entre os municípios de Rodeio Bonito e Liberato Salzano. FOTO - Divulgação

Nos anos 1990, a Cooperativa de Geração de Energia Rio da Várzea (Coogerva) iniciou os trabalhos de estudo no Rio da Várzea a fim de verificar quais seriam os melhores pontos de geração de energia para a construção de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Constatou-se, após os estudos, que os locais entre os municípios de Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Novo Tiradentes eram ideais para a construção das PCHs Linha Aparecida e Linha Jacinto, que produziriam energia limpa, renovável e sustentável, afirmou o representante da Coogerva, Marcio Prestes.

– Por meio de todos os estudos e inventários feitos ao longo de todo o rio da Várzea, os engenheiros e demais técnicos contratados identificaram esses dois pontos como sendo os melhores para a implantação das PCHs, uma vez que haveria a possibilidade de gerar uma boa quantidade de energia com o menor impacto ambiental –, afirmou Prestes.

Ainda de acordo com Marcos, nos dois empreendimentos seriam investidos mais de R$ 236 milhões, o que geraria 600 empregos diretos e indiretos na região.

Licença não renovada

Com estudos feitos e já de posse das terras, em 2011, a Coogerva conquistou as licenças ambientais para que as obras pudessem ter início. Contudo, em 2014, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) não concedeu a renovação das licenças, justificando que, dessa forma, estaria preservando a biodiversidade do Rio da Várzea.

– O Rio da Várzea é o único que compõe a bacia do Rio Uruguai que está livre de barramento. Existe um estudo apontando que ele é o último desta bacia sem represamento e precisa ficar assim para garantir a biodiversidade. É uma determinação legal. Inclusive esta é uma recomendação do Ministério Público. O processo das PCHs está encerrado e não cabe recurso –, ressaltou a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Ana Maria Pellini.

Pedido de indenização

O Grupo Creluz ingressou com recurso na Vara Especializada Ambiental em Porto Alegre solicitando que sejam restituídos os licenciamentos. De acordo com o presidente da Coogerva e também da Creluz, Elemar Battisti, os três desembargadores votaram para que, por meio de uma liminar, as licenças ambientais sejam reestabelecidas. Após a sentença, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) teria um prazo para reestabelecer as licenças, contudo, a Fepam e o Estado entraram com um embargo de declaração, que aguarda julgamento.

–Tudo havia sido aprovado, aí veio a cassação das licenças. O pedido de embargo não muda a sentença, mas atrasa e só nos resta esperar que as licenças sejam reestabelecidas. A briga não é pelos nossos projetos, mas pelo Rio da Várzea. Eles querem deixar todo o rio livre, sem nenhuma barragem –, finalizou Battisti.

Por causa dos investimentos já realizados, também está sendo pedido do Governo do Estado a restituição dos valores gastos até agora. Numa medida compensatória às obras, já havia sido doado para a comunidade indígena do Rio da Várzea uma balsa e ainda um ginásio esportivo.
Fonte: Folha
Saiba mais sobre assuntos correlatos CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário