Objetivos do Blog

Este Blog tem como um de seus objetivos divulgar videos e ações relativas ao meio ambiente.
A maioria das publicações não são de nossa autoria apenas juntamos neste blog publicações de terceiros.
Não temos intenção de nos passar por autores de tais conteúdos, caso seu conteúdo esteja neste blog e você não concordar com o mesmo deixe um comentário solicitando a exclusão que faremos com a maior brevidade possível a mesma.

Páginas

http://picasion.com/

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Morango - cresce implantação do sistema protegido na região

A produção de morangos na região do Alto Uruguai tem migrado direto do solo para o sistema protegido. Vários municípios estão cultivando em bancada, como Erval Grande, Áurea, Estação, Getúlio Vargas, Erechim.

Entre as vantagens está a diminuição da penosidade do produtor que pode trabalhar em pé e não mais agachado, facilitando o manejo. Além disso, como o plantio é feito no substrato, praticamente as doenças são eliminadas.

De acordo com o agrônomo da Emater Regional, Nilton Cipriano de Souza, a estrutura é semelhante a estufa, porém esta é fechada nos quatro cantos e a bancada é fechada somente na parte superior. “O morango é todo plantado num substrato, saslab, colocado em cima da estrutura de até 40 metros de fila”.

Com relação ao custo, o que encarece é a irrigação. Souza diz que o sistema precisa da caixa com água de 5 ou 10 mil litros, motobomba e a canalização. “Hoje para produzir uma estufa de 5 metros de largura por 40 m de comprimento o custo aproximado é de R$ 12 mil”.

Com relação a área cultivada em bancada são cerca de 2,5 hectares produzindo em torno de 18 toneladas de morango – a produção varia conforme a estrutura e o tamanho.

Diretamente no solo os produtores estão abandonando, mas ainda há cerca de 2 hectares em produção, com uma produção cerca de 30% inferior.

Souza salienta que uma vez instalado o sistema protegido, a produção ocorre o ano todo. “Esse sistema permite controlar melhor a produção”, diz.

Toda produção regional é comercializada na região.

Saiba mais sobre Ecologia, Meio Ambiente e Tecnologias Ecologicamente corretas visitando o Blog O AMBIENTALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário