Objetivos do Blog

Este Blog tem como um de seus objetivos divulgar videos e ações relativas ao meio ambiente.
A maioria das publicações não são de nossa autoria apenas juntamos neste blog publicações de terceiros.
Não temos intenção de nos passar por autores de tais conteúdos, caso seu conteúdo esteja neste blog e você não concordar com o mesmo deixe um comentário solicitando a exclusão que faremos com a maior brevidade possível a mesma.

Páginas

http://picasion.com/

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Massa de ar polar chega com força e traz neve para o Sul

A MetSul confirmou o fenômeno em Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Nevou no Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas últimas horas com o ingresso de uma potente massa de ar polar. A primeira ocorrência de neve ocorreu ainda no fim da tarde de sábado em São José dos Ausentes, mas foi na madrugada deste domingo que a neve caiu em um maior número de localidades. A MetSul confirmou o fenômeno em Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Onde mais nevou foi em São Francisco de Paula, cidade que habitualmente registra mais neve sob influência da circulação de uma área de baixa pressão, por estar a mil metros de altitude, mais ao Sul nos Aparados e estar próxima da costa, de onde recebe uma maior injeção de umidade.

A neve, em geral, foi fraca e com mínima acumulação. Foi uma neve dita “rala” com baixo diâmetro. Como o perfil da atmosfera estava mais seco e as nuvens que cobriam o Nordeste gaúcho eram principalmente baixas e sem maior desenvolvimento vertical, não havia condições na maioria dos locais para a formação de neve na forma de flocos com maior diâmetro, o que ocorreu, por exemplo, sob abundante umidade, com uma frente em agosto de 2013. O vento forte foi outro fator importante para ter nevado, uma vez que se produz o chamado levantamento vertical. O vento forte na área de relevo determina que se formem nuvens, o que explica porque muitas áreas do Estado tinham céu claro e sobre o Nordeste gaúcho existia abundante nebulosidade na madrugada, o que propiciou que nevasse.

O cenário sinótico era propício à neve com a presença de uma massa de ar polar com trajetória continental associada a um centro de alta pressão de 1028 hPa no Centro e no Norte da Argentina, e uma área de menor pressão atmosférica (cavado polar) na costa do Rio Grande do Sul. A circulação de umidade associada à baixa pressão e o ar gelado que chegava pelo Oeste se somaram para propiciar o fenômeno. Dados de modelos indicam que o ar é extremamente frio em altitude (-4,5ºC no nível de 850 hPa ou 1500 metros de altitude) e que o ponto de congelamento na atmosfera (freezing level) baixou a somente 250 metros, indicando uma massa de ar extremamente gelado.

O ar polar, responsável pela neve, derrubou a temperatura e o Rio Grande do Sul teve o 31º dia do ano com marca negativa. Fez -2,0ºC em Cambará do Sul e -1,9ºC em Santa Rosa. Porto Alegre teve 4,0ºC no Morro da Polícia. As condições favoráveis à neve cessam, mas o frio prossegue e intenso. Estamos no começo a recém de um período de frio prolongado. Apesar de tardes mais amenas no decorrer da semana, com a tendência de tempo seco a tendência é seguir fazendo muito frio à noite com formação de no Rio Grande do Sul por vários dias seguidos. O Estado pode ter mínimas negativas todos os dias até o próximo fim de semana, logo sete a oito dias consecutivos de marcas abaixo de zero.

Fonte: Blog Metsul Meteorologia
Saiba mais visitando nosso blog CLICANDO AQUI

domingo, 17 de julho de 2016

Conservação da Biodiversidade será tema de Simpósio na URI

As modificações da paisagem natural por atividades antrópicas, como agricultura, urbanização, construção de reservatórios, entre outras, têm avançado por largas extensões de terra no planeta, alterando constantemente as paisagens naturais. Assim, em várias partes do mundo, a destruição e fragmentação de habitats naturais é muito alta. Essas alterações na paisagem têm chamado a atenção da comunidade científica mundial, que vem estudando formas de conservação dos recursos naturais ainda existentes.

É por este motivo que os cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura da URI Erechim promovem o IX Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental e a XXV Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente. Neste ano, profissionais das áreas vão discutir ações para a conservação da biodiversidade por meio de palestras, minicursos, apresentação de pesquisas científicas e outras atividades.

As atividades acontecem entre os dias 10 e 13 de agosto, no Salão de Atos da Universidade. A palestra de abertura, que será ministrada pelo professor Carlos Benhur Kasper, da UNIPAMPA, no dia 10 de agosto, vai abordar o paradigma da Arca do Milênio e a Conservação Animal. Interessados podem se inscrever até o dia 05 de agosto. Todas as informações sobre demais atividades, bem como minicursos e inscrições, estão disponíveis no site www.uricer.edu.br.
Fonte: JBD
Saiba mais sobre o tema Educação visite nosso blog CLICANDO AQUI

Pronaf vai financiar instalação de energia solar no campo

Agricultores já podem obter financiamento para aquisição do sistema fotovoltaico
Por: Eder Calegari - rural@folhadonoroeste.com.br

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) já é conhecido dos agricultores. Ele destina-se a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural.

A novidade é que o financiamento, que tem juros baixos e prazo esticado, pode agora ser usado para aquisição do sistema de energia solar fotovoltaico. O responsável técnico da empresa JS Soluções Elétricas, Jair da Silva, explica que em Frederico Westphalen, várias famílias já contam com esse serviço e que o financiamento pelo Pronaf trará incentivo para que moradores do campo façam a aquisição.

“Com a tecnologia, o produtor assume o controle da conta de luz. O sistema é simples e requer um investimento de aproximadamente R$ 20 mil. As placas que captam a luz solar são resistentes a granizo e duram pelo menos 25 anos. Esses painéis são instalados em cima do telhado ou em estruturas no solo. O conjunto fica ligado à rede da concessionária de luz. Em poucos anos é possível recuperar o valor investido. Agricultores que desejam elaborar o projeto conosco já podem procurar a agência bancária para obter o Pronaf para esse fim. Esse benefício deve ser contratado junto ao banco onde o agricultor possui conta”, destacou Silva.

Segundo a Secretária de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, o agricultor pagará uma parcela de financiamento fixa com até três anos de carência e com juros subsidiados.

Sistema solar fotovoltaico

Para funcionar, o raio solar é transformado em eletricidade quando entra em contato com os painéis fotovoltaicos. A energia produzida é diferente da usada na tomada de casa. É necessário um equipamento chamado inversor. A energia não utilizada é convertida em créditos junto à concessionária, que são abatidos da conta de luz. O uso de créditos de energia foi possível a partir da resolução 482 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e a revisão 687, em vigor desde março deste ano. Essa regulamentação permite que cada consumidor vire produtor de energia elétrica e use seus créditos junto à concessionária para abater na sua conta de luz.
Saiba mais sobre a região visitando nosso blog CLIQUE AQUI

Primeiros clones de erva mate serão implantados na região

Na próxima terça-feira (19), chegarão ao Rio Grande do Sul os primeiros clones de erva mate produzidos pela Embrapa Floresta, de Colombo-PR. Com o Convênio de Cooperação, serão implantados no Estado três experimentos, sendo um em Áurea, com implantação prevista para o dia 19 e dois no município de Ilópolis, com a implantação nos dias 20 e 21.

De acordo com o diretor executivo do Ibramate, Roberto Ferron, serão implantados testes de progênies de primeira geração, de segunda geração e teste clonal nas mesmas áreas. Segundo o pesquisadorda Embrapa Floresta, Ivar Wendling, coordenador da pesquisa, trata-se de uma nova abordagem, tendo em vista que pode-se avaliar materiais de diferentes graus de melhoramento em uma mesma área, sem ampliar a necessidade de áreas para o experimento.
“As progênies de primeira geração são aquelas selecionadas em matrizes superiores nativas de diferentes regiões e as progênies de segunda geração são aquelas sementes coletadas em testes de progênies de primeira geração implantados em 1997, onde se deixou cruzar somente as melhores matrizes, com base em produtividade de folhas”, explica Ferron.

Ele explica ainda que os clones são árvores superiores selecionadas com base em produtividade, resistência a pragas e doenças e sabor e multiplicadas por enraizamento via mini estaquia. Serão implantados: progênies de primeira geração seis do Rio Grande do Sul; duas de Santa Catarina; três do Paraná e uma de Mato Grosso do Sul; 50 progênies de segunda geração; e 15 clones.

Ao todo serão implantados nove testes, sendo três no RS, três em SC, duas no PR e uma no MS.

“Para o Ibramate, começaremos uma nova revolução no setor produtivo da erva mate, pois estes experimentos possibilitarão testar inúmeros materiais de diversas regiões produtoras do Brasil para saber quais se adaptam, que tipo de produto vão produz”, diz Ferron.

Quando o Instituto tiver as árvores matrizes do Estado catalogadas, registradas, e estudadas, poderá produzir os clones dos Polos Regionais Ervateiros. “Por isso o aplicativo construído pela UFSM e repassado ao Ibramate e Seapi tem importância no avanço das novas pesquisas sobre melhoramento genético da erva mate”, acrescenta.

Com esta medida, Ferron diz que será mudado o setor produtivo agrícola e industrial da erva mate. No futuro poderão ser realizados plantios ordenados com a definição do tipo de produto que se deseja obter (sabor de bebida chimarrão, chá ou para cosméticos, medicamentos, refrigerantes, energéticos, cerveja, desengordurantes, alimento e/ou ração animal); a pesquisa para novos produtos. E também, a busca de novos mercados e consumidores.

Também no dia 19, o pesquisador Ivar Wendling o diretor do Ibramate, Roberto Ferron farão uma palestra sobre o Programa de Melhoramento Genético da Erva Mate, no CTG Carreta Velha, em Áurea, com início às 19h.
Fonte: JBD
Quer saber mais sobre Meio Ambiente visite nosso blog CLICANDO AQUI

quinta-feira, 14 de julho de 2016

A família que produz a própria comida em 370 metros quadrados

Hoje em dia, chegar até o final do mês não é fácil por causa do aumento dos custos, da dificuldade de encontrar um emprego e dos salários muito baixos no caso uma pessoa ache uma ocupação. No entanto, a técnica usada poresta família de Los Angeles pode ser um exemplo perfeito de como podemos conseguir sobreviver produzindo o próprio alimento sozinhos e cultivando-o utilizando as mais modernas técnicas.

Nos arredores da capital da Califórnia, nos Estados Unidos, vive a família Dervaes. É uma família que possui um jardim com uma superfície de cerca de 370 metros quadrados. As dimensões são normais, nada de exagerado, mas mesmo com pouco você pode conseguir realizar muita coisa. A cada ano, esta família consegue com seu pedaço de terreno obter uma alta quantidade de comida, o suficiente para se sustentar. Na verdade, são mais de 2000 os vegetais que são cultivados no terreno dos Dervaes. Além disso, podemos especificar uma quantidade elevada de fruta de estação e ovos nascidos graças ás galinhas que pertencem à criação da pensão.
Números muito interessantes para um grupo de pessoas que podem viver com muito pouco e não precisam de nada mais. A produção dos Dervaes é realmente admirável e alcança números incríveis. Os campos produzem alimentos também, para outras pessoas que pretendem comprá-lo, garantindo uma renda familiar de quase 90.000 reais por ano. Uma técnica que, ao que parece, traz benefícios para a família mas também para os outros.

No super-jardim dos Dervaes há de tudo. A partir de vegetais até as frutas, de ovos de galinha biologicos até as flores comestíveis e o mel. Há algo para todos os gostos e para cada tipo de exigência, com uma longa série deprodutos biológicos e compatíveis com o meio ambiente. Mais de 400 variedades de produtos estão presentes no grande jardim, com preços de venda que são perfeitos se consideramos o seu inquestionável valor, capaz de satisfazer até os paladares mais exigentes.
Devemos também mencionar a capacidade da família californiana de minimizar o consumoambiental e as despesas. Na verdade, os membros da família instalaram vários painéis solares para fazer funcionar as máquinas agrícolas , com energia renovável sempre limpa. A poluição é quase eliminada e os Dervaes não causam nenhum impacto na atmosfera, agindo em nome da limpeza e do respeito pelo ecossistema.

Os produtos são cultivados de acordo com a estação e sua venda é estritamente reservada para os restaurantes na área, resultando em excelentes ganhos do ponto de vista puramente econômico. Com o excesso de dinheiro, a família pode adquirir bens não produzidos internamente. É suficiente ter experiência, boa vontade e determinação para realizar uma pequena empresa de alimentos através do cultivo das próprias terras.
Fonte:http://www.astoupeiras.com/
Saiba mais visitando nosso blog Clique Aqui

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Sarandi - ASAPAN realizará apresentação do guia de aves

Todos estão convidados para participar das palestras sobre o Guia de Aves de Sarandi na Câmara de Vereadores amanhã, dia 13 de julho, em três horários distintos, dentre a parte da manhã as 08h30min e 14h em que será mais especificado para as escolas, após a próxima sessão às 19h30min será aberta à comunidade, sendo que as palestras abordaram o mesmo tema.

Estará presente o Presidente da ASAPAN RobertoTomasi Junior em que explanará sobre a importância da ave fauna, divulgará e ensinará como usar um guia desenvolvido numa parceria entre a Associação Sarandiense de Proteção ao Ambiente Natural (ASAPAN) e a FINGER Móveis Planejados, com o intuito de divulgar a prática da ornitologia e desenvolver o senso de proteção da fauna e do meio ambiente.

Será abordadas dicas de práticas a observação de aves é um lazer que traz benefícios pessoais, ambientais e científicos. Perceber a natureza, com suas formas e cores, certamente reata os laços dessa fundamental relação entre o homem e o meio-ambiente.

Uma Organização e realização Associação Sarandiense de Proteção ao Ambiente Natural ASAPAN Gestão 2015/2016, presidente - Roberto Tomasi Junior, Vice - Paulo Souza Porcher, Tesoureiro - Pablo Luiz Alievi Mari, Secretária - Liana Martini Melo, 2° Secretário -Renan Salami Debastini.
Fonte: DIARIORS
Leia mais sobre os Temas Ecologia e Meio Ambiente CLICANDO AQUI 

terça-feira, 12 de julho de 2016

Patram apreende mais de 100 pássaros em Erechim

 Uma operação especial do Pelotão Ambiental de Erechim (Patram) apreendeu mais de 100 pássaros silvestres nesta segunda-feira (11) em três residências do bairro Morada do Sol. Segundo os soldados que fizeram a fiscalização, em uma das residências os animais eram colocados dentro de casa.

Para o comandante da Patran, Tiago Bernieri, os proprietários dos animais, tinha intenção de procriar os pássaros para a comercialização. "Estes animais apreendidos serão levados para avaliação junto a uma bióloga, aqueles que tiverem condições de serem soltos irão ser liberados, já os que não tem devem ser encaminhados para algumas função ou universidade para cuidar destes animais", destacou.

Todos os proprietários como não foram pegos comercializando, foram autuados pelos polícias e precisam comparecer a sede da Patram nos próximos dias para dar explicações da procedência dos pássaros. Um deles conversou coma reportagem do Jornal Bom Dia, durante apreensão, Nelson Duarte (68), que é aposentado, disse estar com mais de 80 gaiolas em sua casa por que era colecionador "Nunca vendi ou pensei em vender, tem pássaro aqui que vale mais de R$ 400 e não vendi", afirmou.
Fonte: Jornal BD

domingo, 10 de julho de 2016

Sem licença, sem usinas

PCH Linha Jacinto, na divisa entre os municípios de Rodeio Bonito e Liberato Salzano. FOTO - Divulgação

Nos anos 1990, a Cooperativa de Geração de Energia Rio da Várzea (Coogerva) iniciou os trabalhos de estudo no Rio da Várzea a fim de verificar quais seriam os melhores pontos de geração de energia para a construção de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Constatou-se, após os estudos, que os locais entre os municípios de Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Novo Tiradentes eram ideais para a construção das PCHs Linha Aparecida e Linha Jacinto, que produziriam energia limpa, renovável e sustentável, afirmou o representante da Coogerva, Marcio Prestes.

– Por meio de todos os estudos e inventários feitos ao longo de todo o rio da Várzea, os engenheiros e demais técnicos contratados identificaram esses dois pontos como sendo os melhores para a implantação das PCHs, uma vez que haveria a possibilidade de gerar uma boa quantidade de energia com o menor impacto ambiental –, afirmou Prestes.

Ainda de acordo com Marcos, nos dois empreendimentos seriam investidos mais de R$ 236 milhões, o que geraria 600 empregos diretos e indiretos na região.

Licença não renovada

Com estudos feitos e já de posse das terras, em 2011, a Coogerva conquistou as licenças ambientais para que as obras pudessem ter início. Contudo, em 2014, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) não concedeu a renovação das licenças, justificando que, dessa forma, estaria preservando a biodiversidade do Rio da Várzea.

– O Rio da Várzea é o único que compõe a bacia do Rio Uruguai que está livre de barramento. Existe um estudo apontando que ele é o último desta bacia sem represamento e precisa ficar assim para garantir a biodiversidade. É uma determinação legal. Inclusive esta é uma recomendação do Ministério Público. O processo das PCHs está encerrado e não cabe recurso –, ressaltou a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Ana Maria Pellini.

Pedido de indenização

O Grupo Creluz ingressou com recurso na Vara Especializada Ambiental em Porto Alegre solicitando que sejam restituídos os licenciamentos. De acordo com o presidente da Coogerva e também da Creluz, Elemar Battisti, os três desembargadores votaram para que, por meio de uma liminar, as licenças ambientais sejam reestabelecidas. Após a sentença, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) teria um prazo para reestabelecer as licenças, contudo, a Fepam e o Estado entraram com um embargo de declaração, que aguarda julgamento.

–Tudo havia sido aprovado, aí veio a cassação das licenças. O pedido de embargo não muda a sentença, mas atrasa e só nos resta esperar que as licenças sejam reestabelecidas. A briga não é pelos nossos projetos, mas pelo Rio da Várzea. Eles querem deixar todo o rio livre, sem nenhuma barragem –, finalizou Battisti.

Por causa dos investimentos já realizados, também está sendo pedido do Governo do Estado a restituição dos valores gastos até agora. Numa medida compensatória às obras, já havia sido doado para a comunidade indígena do Rio da Várzea uma balsa e ainda um ginásio esportivo.
Fonte: Folha
Saiba mais sobre assuntos correlatos CLIQUE AQUI

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ação contra impacto de agrotóxicos termina com oito presos RS

Fiscalizações ocorreram de 27 de junho a 1º de julho em 12 cidades.

Prisões foram em flagrante por armazenamento irregular e descarte ilegal.

A ação de combate aos impactos de agrotóxicos e o contrabando de produtos no Rio Grande do Sul terminou com oito prisões em flagrante depois de fiscalizações entre os dias 27 de junho e 1º de julho em 12 municípios. Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (5).

As cidades de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Dilermando de Aguiar, Jari, Mata, Restinga Seca, Rosário do Sul, São Gabriel, Santa Maria, São Pedro do Sul, São Sepé e São Vicente do Sul tiveram fiscalizações. Diversos órgãos participaram das ações, desde o Ministério Público até a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Foram lavrados 46 autos de infração, registradas 29 notificações, uma aeronave foi apreendida e 21 suspensas ou interditadas (de um total de 52 inspecionadas pela Anac), além de armas e munições apreendidas. Os motivos das oito prisões foram armazenamento irregular e descarte ilegal de agrotóxicos.

Outras irregularidades encontradas pelas equipes nas empresas, cooperativas e propriedades agrícolas fiscalizadas, foram produtos irregulares ou vencidos, embalagens de agrotóxicos vazias descartadas no ambiente, queima de embalagens vazias, depósitos inadequados, aeronaves em desacordo com as normas de aeronavegabilidade, empresas operando sem ou em desacordo com a licença ambiental, empresas sem autorização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e empresas sem Cadastro Técnico Federal.

A operação é uma iniciativa dos órgãos integrantes da Comissão Permanente de Controle e Fiscalização do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), que é um espaço de articulação entre sociedade civil e órgãos públicos na busca da redução dos impactos dos agrotóxicos.
Fonte: G1

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Atividade cria paisagismo com reaproveitamento de materiais

Projeto de extensão da UPF desenvolve atividade de educação ambiental na Fundação Lucas Araújo.

O projeto de extensão Paisagismo Produtivo e Educação Ambiental, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo e à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), executou, durante o mês de junho, nas dependências do Lar da Menina, da Fundação Lucas Araújo, o projeto de jardins verticais. A atividade teve como objetivo conscientizar as crianças quanto à importância do paisagismo produtivo, bem como do reaproveitamento de materiais, e sensibilizar e integrar profissionais, acadêmicos e a instituição beneficente, de forma a envolve-los em torno de questões socioambientais e a estimular a mudança de conduta, reorientação de hábitos, atitudes e valores.

O projeto visa o reaproveitamento de materiais, por meio da utilização de grades antigas e pallets restaurados para compor a estrutura dos jardins, os quais tiveram suas mudas plantadas em garrafas PET pelos estudantes, juntamente com as crianças do Lar da Menina. A prática contribuiu para o desenvolvimento psicomotor das crianças, atuando como um instrumento pedagógico estimulador da aprendizagem e despertando uma consciência ecológica mais justa.

Patram flagra pesca ilegal

Por: Leadro Zanotto jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Patram
O Pelotão Ambiental de Erechim (PATRAM) efetuou nos dia 02 e 03 de julho fiscalizações no Rio Uruguai para prevenir a pesca ilegal. Durante a fiscalização, segundo o tenente Tiago Merlin Bernieri,comandante do 2º Pelotão Ambiental de Erechim, foram localizados grande quantidade de redes que estavam colocada sem vários locais do rio.As redes foram apreendidas e posterior foram incineradas. “A utilização deste tipo de equipamento é proibida por pescadores amadores, os quais somente podem realizar a pesca utilizando molinetes ou varas comuns. A pessoa que for flagrada efetuando a pesca predatória será processada de acordo com a lei da pesca e a lei dos crimes ambientais.” destaca o comandante.

terça-feira, 5 de julho de 2016

URI sediará a XI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo

A URI-Câmpus de Frederico Westphalen sediará, de 31 de agosto a 02 de setembro de 2016, a XI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, promovida pelo Núcleo Regional Sul (NRS) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.  O tema do evento, referência na área, será“QUALIDADE DO SOLO & AMBIENTE DE PRODUÇÃO”, remetendo à reflexão em como estamos cuidando do nosso ambiente de produção. Será que todo o conhecimento gerado nas nossas instituições de ensino e de pesquisa está sendo aplicado na busca pela qualidade do solo? Será que o nosso ambiente de produção é sustentável? São estes e outros questionamentos que a Comissão Organizadora da XI RSBCS propôs em apresentar e discutir nos três dias de reunião em Frederico Westphalen. O evento será composto de apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, conferências e painéis, reuniões das sessões técnicas da SBCS e a assembleia geral. Nas conferências e painéis serão debatidos temas atuais como: História da Ciência do Solo nos estados do RS e SC, Qualidade de Solos, Aspectos Ambientais de Contaminação de Solos, Dinâmica de Carbono e Erosão nos Ambientes de Produção. Saiba mais sobre o evento AQUI.

Semana será de queda na temperatura e chuva forte em todo o Estado

O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) alerta os produtores para a previsão do Instituto Climatempo, que prevê o predomínio de dois sistemas de baixa pressão e uma massa de ar seco e polar sobre o Rio Grande do Sul ao longo da semana. O primeiro sistema provoca chuva até quarta-feira (6) em todas as áreas, com risco de temporal principalmente na Fronteira Oeste, na Campanha, na Depressão Central e na zona Sul.

Em seguida, uma massa de ar polar provoca queda de temperatura e deixa o tempo mais firme até o sábado (9), inclusive, com risco de geada na Campanha nesta quinta-feira (7) pela manhã. No domingo (10), novo sistema se forma sobre a região Sul e avança rapidamente sobre as demais regiões.

Há risco de chuva forte e de temporais em todas as áreas. O maior acumulado de chuva fica na zona Sul, onde pode chegar aos 100 milímetros ao longo da semana. Na Fronteira Oeste e na Campanha, os acumulados de chuva podem chegar a 70mm.

A temperatura mínima fica entre 6 e 9° C na Campanha e nas demais áreas varia entre 9° e 12° C ao longo da semana. A temperatura máxima fica entre 18° e 22° para todas as regiões ao longo da semana.

Confira diariamente a previsão do tempo no site do Irga clicando aqui.

Fonte: Instituto Climatempo
Mais Informações sobre Meio Ambiente, CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Produtores arrancarem pés de erva-mate

No Rio Grande do Sul alguns produtores de erva-mate estão arrancando as plantas e deixando de produzir diante da queda no valor do produto. O preço pago ao produtor chegou a diminuir 15%. Nas prateleiras, o preço varia de R$7 a R$12 o quilo.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater em Passo Fundo, Ilvandro Barreto, um aumento na oferta do produto é a causa da queda no preço. Após a escassez de 2014, o clima favoreceu e as plantações aumentaram a produtividade.
Barreto explicou que o produtor não aumentou a área de cultivo. A ação de arrancar pés pouco produtivos deve nivelar os preços e o mercado em breve.

Acesse o Blog O AMBIENTALISTA clicando aqui e leia mais sobre este e outros assuntos.